Como fazer dieta detox para emagrecer

Como fazer dieta detox para emagrecer

A dieta detox ajuda a emagrecer, desintoxicar o organismo e diminuir a retenção de líquidos. Ela é importante principalmente após períodos festivos como o fim do ano e o carnaval, mas também pode ser usada para preparar o corpo antes de iniciar uma dieta completa com reeducação alimentar.

O principal foco da dieta detox é aumentar o consumo de alimentos orgânicos e pobres em gordura, e evitar os produtos industrializados, que são ricos em sal, gordura e aditivos químicos. Veja Porque é importante desitoxicar o o organismo.

Dieta líquida detox

Sopa detoxSopa detox

A dieta líquida detox é a versão mais restritiva das dietas detox, devendo ser seguida por no máximo 2 dias. Nesta versão, apenas é permitido ingerir líquidos como chá, água, sucos de frutas ou de legumes, e sopas de legumes, sendo importante utilizar sempre produtos orgânicos. Veja um exemplo de cardápio em: Dieta líquida detox.

Para ajudar na perda de peso, assista ao vídeo a seguir e faça uma sopa detox com os melhores ingredientes.


Dieta detox de 3 dias

Na dieta detox de 3 dias, é permitida a utilização de alimentos sólidos apenas no almoço, desde que sejam sem gordura e integrais. Assim, o almoço deve ter alimentos como peito de frango ou peixe grelhados ou cozidos, com arroz integral e salada orgânica temperada com pouco azeite e sem sal.

No café da manhã e nos lanches, deve-se beber sucos ou vitaminas feitos com frutas e legumes orgânicos e leites vegetais, como o leite de amêndoa ou de aveia. O jantar deve ser uma refeição líquida, de preferência uma sopa detox. Veja uma receita de Suco verde para desintoxicar.

Exemplo de cardápio

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta detox.

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã Suco de morango, laranja e goji berry Suco verde de limão, gengibre e couve manteiga Vitamina de banana e leite de amêndoas
Lanche da manhã Água de coco + 1 fatia de pão integral 1 maçã + 2 castanhas Chá de camomila + 3 bolachas integrais
Almoço/Jantar 1 filé pequeno de frango grelhado + 3 col de sopa de arroz integral + salada de repolho, cenoura e maçã 1 posta de peixe cozido + 3 col de sopa de grão de bico + salada de vagem, tomate e pepino 1 filé de frango cozido com molho de tomate + 3 col de sopa de arroz integral + salada de alface, milho e beterraba
Lanche da Tarde Vitamina de mamão com leite de aveia Banana amassada + 1 col de sopa de linhaça Suco de laranja, couve e melancia + 1 fatia de pão integral

Dieta detox de 5 dias

Na dieta detox de 5 dias é permitido consumir alimentos como:

  • Frutas e vegetais orgânicos;
  • Frango e peixe, cozidos ou grelhados;
  • Sementes e oleaginosas, como a linhaça, chia e castanhas;
  • Cereais, como quinoa, amaranto e arroz integral;
  • Leguminosas, como o feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico;
  • Água de coco, chás, sucos e vitaminas de frutas e legumes.

Além desses alimentos, é importante que essa dieta seja restrita em sal e rica em temperos naturais, como cebola, alho, salsa, manjericão, hortelã e gengibre.

O que não comer

O alimentos proibidos na dieta detox são:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Açúcar, doces, bolos e sobremesas;
  • Carnes processadas, como salsicha, linguiça, bacon, presunto e salame;
  • Café e bebidas com cafeína, como chá verde e chá preto;
  • Produtos industrializados.
  • Leite de vaca e derivados;
  • Alimentos ricos em glúten, como pão, macarrão, bolo e massas.

É importante lembrar que deve-se uma alimentação saudável e equilibrada após a dieta detox, com refeições ricas em frutas, legumes e cereais integrais e pobre açúcar e gordura, pois ela atua desintoxicando o organismo de forma contínua.